terça-feira, 23 de setembro de 2014

BELEZA || Validade dos produtos

A validade dos produtos que temos em casa, tanto maquilhagem como cosméticos, é fundamental para contribuir para a saúde da nossa pele, por isso quero falar-vos de duas formas de verificar a validade destes.

O primeiro método, e mais simples, consiste em analisar o tempo decorrido depois da abertura do produto.
Nas embalagens encontramos um símbolo, mais especificamente um pote com a tampa aberta, com um número que indica o número de meses de validade do produto depois de aberto (nas imagens assinalado com um círculo azul).


Importa esclarecer que este tempo é indicativo, uma vez que a validade poderá ser menor nos casos em que os produtos estejam expostos ao calor e humidade (motivo pelo qual os produtos não devem ser guardados na casa de banho) mas também à luz solar.


Por vezes, podemos também confundir a contagem dos meses. Por exemplo, comprámos um determinado produto mas não o começámos a utilizar imediatamente e agora não nos lembramos quando o abrimos.
Nestas situações podemos averiguar o estado de conservação do mesmo através da verificação de alterações no cheiro e textura iniciais do produto
Se existirem alterações o produto deve ser imediatamente posto de parte.

O segundo método é o "batch code", que consiste num código que nos fornece informações sobre o lote, data e local de fabricação do produto.

Uma vez encontrado este código (na imagens 1 e 4 marcado com uma seta vermelha) basta entrar no site, inserir a marca e código do produto e calcular.

Uma marca que nos facilita a vida é "O Boticário", que nos seus produtos indica uma data de validade (na imagem abaixo marcada a verde) que corresponde à data limite que o produto será vendido. 
Decorrido esse período vale então o prazo do primeiro método apresentado.
De acordo com as pesquisas que fiz, isto acontece porque no Brasil os fabricantes são obrigados a indicar nos produtos a data de produção e a data de validade dos produtos.


Por fim, quero chamar a atenção para alguns produtos que encontramos a um preço muito reduzido em algumas superfícies e que se encontra fora do prazo. Foi o que aconteceu com este creme da "Garnier" que comprei por 1,99 euros no "De Borla".


Já conheciam estes métodos?
Vão verificar os vossos produtos?
Beijinhos 

2 comentários:

  1. A dica do batch code foi muito interessante, não fazia a mínima idéia !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adorei quando a descobri :) Tinha de partilhar porque é muito muito útil! Beijocas

      Eliminar